Liderar não é agir como o superior, o que manda mais, muito pelo contrário. Líder é aquele que serve mais. O líder não é o mais servido pelos seus liderados: ao contrário, é o que serve mais a todos os que têm acesso ou dependem dele de alguma forma.
Quais são as características básicas de um líder servidor?
Um líder servidor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito. O líder servidor em hipótese alguma serve de título para mostrar que está no comando.
Este perfil de líder não acha que é superior aos outros e age de maneira cuidadosa, podendo, tranquilamente, recolher o lixo ou limpar uma mesa, já que possui conhecimento suficiente de sua personalidade e suas competências.
São líderes pacientes, gentis, têm humildade e respeito ao próximo, capacidade de perdoar (70×7), é honesto e comprometido, visa prestar serviço sempre com amor e ser prestativo.
O líder servo:
- É um agente de mudanças, no sentido de que consegue transformar projetos em realidade.
- Sua visão é ampla e seu foco está no bem estar dos outros.
- Mesmo servindo à sua equipe, ele não perde seu perfil de líder, uma vez que isso está solidificado nas relações humanas que estabelece com seu grupo.
Conheça alguns princípios da liderança servidora
O processo de liderança se inicia quando o líder recebe uma missão a cumprir. É isso que norteará o caminho que deverá ser trilhado. juntamente com a missão, acompanha o grupo que irá auxiliá-lo na execução de tal atividade, e esse líder se tornará servo de sua equipe, pois é ele quem irá oferecer a visão, direção, correção e recursos adequado para realizar a missão ao grupo.
No trabalho de preparar a sua equipe com todos os recursos e informações possíveis, o líder sempre está desempenhando sua atividade servidora.
Exemplo vivo de uma liderança servidora
A humildade é um dos fatores que contribuem significativamente com o exercício eficiente de liderança. Quando essa postura parte da figura do líder, ela contagia todo o grupo. É por meio da verdadeira humildade que nos libertamos para servir aos outros. Quando uma equipe sete que seu líder a servem la desenvolve isso em um serviço ainda mais qualificado.
A liderança servidora requer, em primeira instância, ter humildade para reconhecer os erros e aceitar que nem sempre sabemos todas (ou as melhores) respostas. Pense bem. Ter razão o tempo todo não vai te ajudar a construir bons resultados.
Deixe o orgulho de lado! Saber reconhecer o erro pode aliviar as tensões e tirar um peso enorme de suas costas. Justificar porque as coisas não foram feitas, porque a estratégia não deu certo ou porque as pessoas não deram o melhor de si, definitivamente, não traz solução alguma e só estica o fio do problema.
Experimente olhar nos olhos das pessoas e ouvi-las atentamente. Todos nós precisamos nos sentir valorizados e percebidos. Quem sabe você acaba descobrindo que tinha, bem aí ao lado, uma grande caixa de ideias infinitas e que as pessoas à sua volta podem ser ainda mais incríveis se forem ouvidas?
O papel do líder servidor é ouvir com interesse
As pessoas têm necessidade de serem ouvidas, no entanto, de forma geral, gostamos mais de falar do que de ouvir. Se nos lembrarmos do fato de que Deus nos deus dois ouvidos e apenas uma boca, concluímos facilmente que deveríamos ouvir mais do que falar. Isso é imprescindível para o líder!
Quando ouvimos as pessoas, além de valorizá-las, obtemos informações preciosas que nos auxiliarão na condução do trabalho de forma afetiva.
É a autoridade – e não o poder – o que conduz o líder a ser ouvido, a ser percebido e, principalmente, a ser seguido pelos demais. O líder servidor é dotado de autoridade justamente por sua capacidade de influenciar pessoas a darem o melhor de si em busca de um determinado resultado para o time – e, portanto, para o próprio líder. E servir é a única forma de adquirir este conceito de autoridade.
O líder servidor é aquele que entende que sempre haverá o que aprender e compreende que são as relações o mais incrível instrumento de desenvolvimento e aprimoramento que pode existir. Para ser um líder servidor você precisa entender que não existe líder pronto e que o conhecimento e a sabedoria só vêm para os que estão abertos a ouvir, a compreender as pessoas e absorver a sabedoria das coisas que lhe acontecem.
“Qualquer um que queira ser um líder entre vocês, deve primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir” – Jesus Cristo
Jesus foi o maior líder da história! Não tinha servo e foi chamado de Senhor. Não dava aulas e foi chamado de Mestre. Não tinha remédios e foi chamado de médico. Não tinha exercícios e os reis o temiam. Não venceu batalhas militares e conquistou o mundo. Ele foi enterrado em uma tumba e ainda vive. É uma honra podermos servir a um líder assim!