Conhece aquele ciclo “não tenho oportunidade porque preciso de experiência, não tenho experiência, por isso, não consigo oportunidade”? Quando se trata do primeiro emprego, esse costuma ser o principal desafio. Mas a realidade é que há formas de contorná-lo e tornar-se um forte candidato, mesmo ao iniciar a carreira.
De forma geral, esse “despreparo” não está somente relacionado ao conhecimento técnico, mas também à desenvoltura para demonstrar ser o perfil adequado desde o currículo até a entrevista de emprego. Por isso, preparamos este artigo que vai te ajudar a conseguir o primeiro emprego. Boa leitura!
O que devo colocar no currículo na busca do primeiro emprego?
O objetivo profissional é um campo que costuma ser inserido logo no início do currículo. Isso porque ele serve como uma espécie de porta de entrada para o seu CV.
Nele, você deixará explícita sua intenção ao buscar a vaga em especial. Por isso, é algo que muitos recrutadores analisam muito bem antes mesmo de observar outros campos como experiências e habilidades.
Se você conseguir utilizar uma frase boa e chamativa, pode ter certeza que já estará um passo mais perto de conquistar a oportunidade. Porém, como escrever algo que seja atrativo e o que colocar no currículo? Confira as dicas abaixo:
Seja sincero
Se você é um profissional de primeira viagem, entrando no mercado de trabalho, nada melhor do que ser sincero e deixar clara sua busca por uma primeira oportunidade. Não invente nada e nunca minta no seu currículo.
Vá direto ao ponto
Não tente usar palavras rebuscadas, frases longas e muito detalhadas. Os recrutadores buscam por frases simples e diretas, que afirmam exatamente o que você está buscando. Um texto vago faz com que o leitor se perca e, muitas vezes, perca o interesse.
Peça ajuda de terceiros
Seu texto pode estar ótimo para você, mas é sempre bom pedir a ajuda de outras pessoas para garantir que seu currículo esteja adequado. O ideal é contar com profissionais especializados para a elaboração do CV.
Personalize para cada oportunidade
Toda vez que você for se aplicar para uma vaga, analise seu currículo, revise os campos e certifique-se de que ele está adequado para a oportunidade. Mesmo que as vagas sejam parecidas, é sempre importante ressaltar alguns aspectos a mais em uma do que em outra.
O que não devo colocar no meu currículo na parte de objetivo profissional?
Para que seu currículo se destaque e desperte o interesse de um futuro empregador, fuja dos clichês e frases muito genéricas.
Listamos algumas expressões a serem evitadas a qualquer custo:
- Contribuir para o crescimento da empresa
- Quero melhorar meus conhecimentos
- Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar
- Busco crescimento pessoal
- Colaborar com meus colegas de trabalho
- Executar minhas funções com responsabilidade
- Estou à procura de novos desafios
- Gostaria de uma vaga em sua prestigiada empresa
Ao invés de utilizar expressões como listadas acima, utilize expressões substituindo o ponto de interrogação por seu principal objetivo. Exemplos:
- Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público?
- Atuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado?
- Atuar na área de Engenharia Civil na prática de acompanhamento e vistoria de obras e reformas?
- Atuar na área de Direito através de auxílio no andamento de processos ?
- Atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira?
- Atuar na liderança de equipes de vendas, estabelecimento de metas e práticas motivacionais ?
Refletir sobre seus objetivos profissionais é um exercício saudável que pode (e deve) ser feito regularmente, não apenas na hora de fazer o seu currículo. Quando você sabe o que quer, pode buscar novas oportunidades e responsabilidades até mesmo dentro da mesma empresa onde já trabalha.